
A Tomografia de Coerência Óptica é um método de imagem que permite uma análise aprofundada dos tecidos do olho, principalmente da Retina, Nervos Ópticos e da Córnea.
Diferente da Tomografia Computadorizada tradicional, esse método não utiliza radiação, e não causa nenhum tipo de dano aos olhos.
Esse método produz imagens de alta resolução, permitindo um diagnóstico muito preciso, sendo essencial na investigação e acompanhamento das praticamente todas as alterações da Retina e dos Nervos Ópticos, como por exemplo:
- Retinopatia Diabética
- Edema Macular
- Oclusões Vasculares da Retina
- Membrana Epirretiniana
- Buraco Macular
- Degeneração Macular Relacionada a Idade
- Acompanhamento de Tratamento
- Úveites
- Investigações de Baixa visual
- Glaucoma
No caso do Glaucoma, por exemplo, as imagens de Tomografia são excelentes pois permitem um acompanhamento muito detalhado, onde mesmo alterações muito discretas são detectadas, permitindo um acompanhamento muito detalhado de estruturas como:
- Cabeça do Nervo Óptico
- Camada de Fibras Nervosas da Retina
- Camada de Células Ganglionares da Retina
- Análise presuntiva de Campo Visual
Em nossa clínica, utilizamos um tomógrafo com tecnologia japonesa, da geração Swept Source, que produz imagens de alta resolução, com até 100.000 escaneamentos por segundo! Além disso, contamos o sistema AngioOCT, que é capaz de realizar um exame de angiografia sem contraste da micro-circulação da retina, e um módulo de Segmento Anterior, capaz de fazer imagens do segmento anterior do olho.
Preparo: Em algumas situações, pode ser necessário dilatar a pupila para este exame. A dilatação pupilar pode causar um embaçamento temporário na visão e sensibilidade à luz. Esse efeito pode durar em média 4 a 6 horas. Por isso recomendamos que o paciente evite dirigir durante esse período.
Responsabilidade Ambiental: A impressão de nossos exames é feita com tecnologia que produz até 90% menos resíduo ao meio ambiente.
