
Atinja o potencial máximo da sua visão sem óculos
As cirurgias Refrativas são uma modalidade de cirurgias feitas para diminuir ou eliminar a necessidade de óculos.
Nesse tipo de cirurgia, utilizamos equipamentos de Laser de altíssima tecnologia e precisão para corrigir alterações de visão, como Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo.
Como funciona a correção com laser?
O laser é programado de forma personalizada, e promove um ajuste na curvatura da Córnea – uma das lentes naturais do olho.
A correção é feita de forma precisa e delicada. Por exemplo, se um paciente usa um óculos com 2.00 graus, alteramos aproximadamente 30 micrômetros (0,03 milimetro – é a metade da espessura de um fio de cabelo). E isso é feito em poucos segundos!

Quais são as duas técnicas possíveis para correção com Laser?

1. PRK:
A superfície da Córnea tem células que se renovam a cada poucos dias, chamadas Células Epiteliais. Por isso, se fizéssemos o laser na superfície da Córnea, as células seria substituídas em alguns dias, e o efeito seria perdido.
Na técnica PRK, realizamos uma limpeza das Células Epiteliais, e fazemos a correção com o laser na camada abaixo do Epitélio. Colocamos uma lente de contato, que servirá para proteção do olho. Cerca de 5 a 7 dias depois, o Epitélio terá cicatrizado, e poderemos retirar a lente de contato.
Dessa forma, a PRK tem algumas características principais:
- É a técnica mais superficial, e portanto, considerada mais segura em Córneas mais finas.
- A superfície ocular é sensível, e por isso, o paciente poderá ter desconforto nos primeiros 3 dias.
- É uma técnica com recuperação mais lenta, demorando aproximadamente 7 dias para atingir uma qualidade visual intermediária, e até 3 meses para a qualidade visual final.
- Recomendamos evitar exposição ao sol sem óculos escuros nos primeiros 3 meses.
2. LASIK:
Ao invés de retirarmos as células epiteliais da superfície, criamos uma pequena lamela, chamada de “flap”, com aproximadamente 0,1mm de espessura. Para a cirurgia, levantamos essa fina camada, e após o tratamento com o laser, recolocamos o flap em seu lugar. Isso proporciona uma recuperação visual muito mais rápida e confortável.
As características principais dessa técnica são:
- Recuperação visual rápida. Geralmente os paciente estão com ótima visão no dia seguinte à cirurgia.
- Período de recuperação mais confortável;
- Não é recomendada para pacientes que pratiquem esportes de contato, lutas e etc.
- Tende a causar mais sintomas de ressecamento ocular.

A escolha da técnica mais apropriada deverá ser feita em conjunto com seu médico, e deverá ser baseada em exames de Córnea, como a Tomografia (Pentacam).

Correções personalizadas
PRESBYOND: É uma modalidade especial de cirurgia, feita especialmente para pacientes acima de 40 anos, que necessitam de grau para longe e para perto. É um grande avanço na tecnologia cirúrgica, com resultados excelentes. Proporciona uma grande melhora visual, em todas as distâncias, mantendo a qualidade visual, a integração binocular, a visão noturna e a sensibilidade ao contraste.
CIRURGIA TOPOGUIADA: É uma modalidade em que realizamos um mapeamento da superfície da córnea, e programamos a regularização da superfície com base neste mapa. Isso permite corrigir alterações de córnea causadas por Cirurgias, Traumatismos, Cicatrizes e outros tipos de irregularidade.
Quais são os principais riscos da cirurgia?
- Infecção: Nossa pele tem uma flora bacteriana natural, e por isso, toda vez que realizamos um procedimento cirúrgico, temos que tomar cuidados com o risco de infecção. Recomendamos sempre cuidados com higiene das mãos e do local dos olhos, bem como colírios antibióticos no período pós-operatório.
- Ressecamento ocular: Quando alteramos a superfície ocular, isso pode alterar a lubrificação dos olhos, causando sintomas de olho seco, principalmente nos primeiros 2 meses após a cirurgia. Por isso, recomendamos uso de colírios lubrificantes após a cirurgia.
- Alterações de grau: Recomendamos que a cirurgia seja feita em casos em que o grau já esteja estável. Isso tende a promover um bom resultado por um longo período. Porém, em alguns casos, pode ser necessário realizar um ajuste de grau, por meio de um retratamento.
- Alterações estruturais da Córnea: Chamamos isso de Ectasia. É uma complicação rara, que faz com que a córnea sofra distorções, causando piora visual. Pacientes com Córneas muito finas e com sinais de fragilidade estrutural não devem ser submetidos à cirurgia. Por isso, indicamos que todos os pacientes que se candidatem a cirurgia, deverão fazer exames especializados, incluindo a Tomografia de Córneas (Pentacam).
Qual a idade mínima para a cirurgia?
R: A idade minima é 18 anos. Com a idade, a Córnea tende a ficar mais madura, e mais estável, proporcionando melhores condições para a cirurgia.
O que significa estar com o grau estável?
R: Consideramos como estável, mudanças menores que 0,50 (meio grau) em um ano.
Qual é o grau máximo que podemos corrigir com laser?
R: Isso varia de acordo com o aparelho, e com a técnica. Geralmente, corrigimos até 8 graus de Miopia, e até 4 a 6 de Hipermetropia.
O laser dói?
R: Não. Nós usamos um colírios anestésico, então o procedimento é indolor. Alguns pacientes podem sentir dor após a cirurgia, principalmente no caso da técnica PRK. Por isso, já prescrevemos analgésicos antes da cirurgia.
Quanto tempo demora?
R: O procedimento leva alguns minutos, envolvendo toda a preparação. O laser em si, leva poucos segundos.
Como faço para encaminhar minha cirurgia?
R: Só precisamos marcar uma avaliação, para examinar seus olhos, seu grau. Iremos analisar seu caso, tirar suas dúvidas e fazer o melhor planejamento possível. Estamos à disposição! Entre em contato com nossa equipe!
E se eu fechar o olho ou me mexer?
R: Isso não é problema. Usamos um pequeno aparelho para manter o olho aberto. Se você mexer o olho, o laser tem um sistema de rastreio, e irá seguir seu olho de forma perfeita. Se o paciente virar a cabeça para o lado, o laser pára automaticamente.
